Livros

Capa do livro Exercícios para Piano com duas mãos ao piano.

Para adquirir:

Exercícios de Técnica para Piano está disponível em livrarias físicas e virtuais:

Americanas
Amazon
Editora Irmãos Vitale

Clique aqui para ver mais livros.

Compartilhar

Exercícios de Técnica para Piano

Nível Intermediário e Avançado. Contém mais de 900 exercícios em notas presas baseados no acorde de sétima diminuta, com a finalidade de aprimorar a articulação e independência dos dedos, o fortalecimento e a abertura das mãos, a uniformidade de intensidade e o sincronismo entre notas de intervalos e de acordes.

Autor: Ondine de Mello (organizado por Luciano Alves)
Edição: 1ª edição: 1999
N° de páginas: 100
Editora: Irmãos Vitale
Preço: aprox. R$ 60,00
 

Ondine de Mello foi aluna de Alcina Navarro e Lúcia Branco e completou seus estudos na Alemanha, com o renomado professor e pianista Wilhelm Backhaus.

Em seguida, passou a se apresentar em diversos concertos e recitais na Europa e no Brasil.

Destas experiências, a professora acumulou profundo conhecimento de repertório, interpretação e técnica, os quais são passados há vários anos aos seus alunos.

Prefácio

…Não há atalhos no aprendizado do piano mas, incontestavelmente, a adoção de metodologia selecionada contribui para o aprimoramento na formação e graduação de grandes pianistas.

Esta é a razão por que recomendo o livro de Ondine de Mello.” — Nelson Freire.

Introdução do Exercícios para Piano

Este livro destina-se a estudantes de piano que já possuam estudo prévio, bem como a pianistas em formação.

A compreensão e a prática dos exercícios aqui apresentados facilitam e promovem o aprimoramento técnico exigido aos pianistas, tais como independência de articulação dos dedos, correto posicionamento das mãos, aumento de abertura entre os dedos, agilidade, virtuosismo, simultaneidade na execução de acordes, uniformidade de intensidade, fortalecimento das mãos, correta passagem do polegar e unidade rítmica.

A notação musical é simples e os exercícios são baseados em notas presas (fixas), aplicadas no acorde de 7ª diminuta. Uma vez assimilado este acorde nos doze tons, a prática torna-se fluente e o progresso pode ser verificado em pouco mais de um mês de estudo.

Na primeira metade do século XIX, a prática de exercícios para piano com as notas dó, ré, mi, fá e sol presas – em inúmeras combinações matemáticas – foi amplamente difundida nos conservatórios de música europeus.

O próprio uso do dactylion – aparelho destinado a controlar o correto posicionamento das mãos e a uniformidade de articulação, aperfeiçoado por Henry Herz, em 1835 – já exigia esse gênero de treinamento.

O conceito das notas presas foi também posteriormente abordado por autores como E. Pabion, E. Pozzoli, H. Lemoine, I. Philipp e A. Cortot, entre outros…

Luciano Alves

Ver mais livros

Coletânea para Piano Nível Intermediário

Coletânea para Piano Clássico Avançado

Estudos para Improvisação

Teoria Musical – Lições Essenciais

Coletânea 101 Exercícios para Piano