Este artigo é proveniente da matéria publicada na revista Áudio, Música & Tecnologia, Nº 254. Procure acompanhar todos os Posts desta coluna pois serão apresentados, sempre que possível, em forma de Tutorial (passo a passo) e estarão repletos de dicas valiosas para o seu trabalho diário com o Sonar X2 até o Platnum.
Informações complementares podem ser obtidas na Coluna Desvendando o Sonar da revista, no site M&T e no livro “Fazendo música no computador” (Editora Irmãos Vitale). Veja os detalhes deste livro aqui no Site Oficial.
Lançamento do Sonar X2 – Introdução
No último número da M&T iniciei a análise de como transformar o iPad em uma superfície de controle e conectá-la ao Sonar X1. Agora, farei uma ligeira parada obrigatória para fazer o Overview do novo lançamento da Cakewalk: o Sonar X2. Já que a versão Producer é a mais eficaz, esta é a que será aqui descrita.
Dica: O Sonar X2 pode ser baixado como um upgrade da versão X1 diretamente do site da Cakewalk ou comprada como opção inteira. O pacote de upgrade para download possui 13 arquivos. Portanto, fique atento para não esquecer de baixar nenhum deles. Ao adquirir o Sonar X2, na sua conta Cakewalk é disponibilizado o DSF Synphonic Strings HD (plug-in de cordas virtuais com sons surpreendentes).
A interface de usuário Skylight (lançada no X1) continua sendo um dos pontos fortes pois permite acessar rapidamente todos os elementos do Sonar. No X2, o Skylight foi aprimorado para facilitar a navegação entre os vários aspectos de uma produção musical. Os diversos ambientes de trabalho são configuráveis e podem ser acessados através do item Screensets (padrões de áreas de trabalho pré-configurados e programáveis). Além disso, o Smart Tool (ferramenta que permite trocar as opções de edição sem a necessidade de clicar em vários ícones ou menus) continua facilitando muito o trabalho diário. Os instrumentos virtuais Dimension Pro, Rapture e Z3TA continuam disponíveis na nova versão do Sonar.
Uma ótima novidade é a otimização do software que vem totalmente adaptado para utilização no Windows 8 em plataforma de 64bit embora conserve compatibilidade com Windows 7 e com 32bit.
Dica: a Cakewalk abandonou de vez o suporte para Windows XP e Vista, ou seja, não roda mais nesta antigas plataformas. Esta política será, em breve, adotada pela maioria dos softwares desenvolvidos para os Windows antigos.
Recursos da versão Sonar X2 Producer
Unlimited audio and MIDI tracks – número ilimitado de pistas de áudio e de MIDI
Take lanes and Track Folders – camadas do material gravado e pastas agrupadoras de instrumentos
Track Templates – padrões de pistas préorganizados
Input monitoring with effects – monitoração das pistas incluindo efeitos
Versatile metronome with subdivisions – metrônomo com opção de marcar as subdivisões
Intuitive keyboard shortcuts – atalhos de teclados intuitivos
Quick access Synth Rack – acesso imediato ao rack dos instrumentos virtuais
64-bit, double precision mix engine – engenharia de 64bit double precision
Automatic Plug-in Delay Compensation – compensação automática de atrasos causados por plug-ins
Up to 384kHz audio fidelity – resolução de sampleamento até 348kHz
Low-latency audio engine – engenharia de baixa latência na reprodução do áudio
64-bit OS support for Windows 7/8 – suporte para Windows 7 e 8 de 64bit
ASIO and WDM support – suporte para drivers ASIO e WDM
Plug-ins de efeito
Overloud TH2 Producer – novo módulo que simula diversos amplificadores, distorcedores e efeitos aplicáveis à guitarra, baixo, etc. Este plug-in é o similar da Cakewalk para o Guitar Rig da Native Instruments. Apresenta 10 amplificadores com microfonação ajustável.
Breverb – novo reverber com características dos clássicos equipamentos analógicos de reverberação. O Breverb pode ser utilizado no Sonar como plug-in VST inserido no FX de uma pista ou como um efeito acoplado no módulo Pro Channel.
Outros efeitos virtuais do Sonar X2 são:
Alias Factor
ModFilter
Studioverb 2
TS-64 Transient Shaper
Sonitus:fx Compressor, Modulator, Surround Compressor, Delay, Surround Panner, Multiband Compressor, EQ, Phase, Wah Wah, Gate, Reverb
Perfect Space Convolution Reverb
LP-64 EQ PC76 U-Type Compressor
Breverb module / VST
Para-Q Parametric EQ
Overloud TH2 Producer
Amp Sim
PX-64 Percussion Strip
LP-64 Multiband Compressor
PC4K S-Type Bus Compressor
Boost 11 Peak Limiter
Bit Meter
FX EQ
FX Dynamics/Processor
VC-64 Vintage Channel
R-MIX SONAR
ProChannel Tube Saturation
HF Exciter
Multivoice Chorus Flanger
TL-64 Tube Leveler
SpectraFX
Pitch Shifter
Channel Tools
VX-64 Vocal Strip
QuadCurve EQ module
Softube Saturation Knob module
Todos estes efeitos e os plug-ins de instrumentos virtuais serão descritos e analisados nos artigos deste Post.
Bons sequenciamentos e gravações.
Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves a qual dispõe de seis salas de aula e um estúdio.
© Copyright by Luciano Alves.
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.