Sonar, No 027 – YouTube Publisher

Painel do Sonar Platinum para YouTube

YouTube Publisher

Publicador do YouTube.

O Sonar permite postar vídeo diretamente para o YouTube. Primeiramente, é necessário que o usuário possua uma conta no YouTube. Assim, os trabalhos produzidos no Sonar podem ser enviados para esta conta. 

Para publicar um vídeo com áudio no YouTube a partir do Sonar siga os seguintes passos:

1. Abra o projeto com vídeo que você deseja publicar.

2. Clique em File / Export / Video.

3. No menú que se abre selecione YouTube Publish.

4. Entre o nome do arquivo a ser enviado.

5. Clique em Export e aguarde a janela do YouTube Publisher aparecer.

6. Na interface do YouTube Publisher, entre os dados da sua conta do Youtube.

7. Após completar os dados da conta e do vídeo clique em Upload.

Desta forma o vídeo é postado diretamente do Sonar. Após este procedimento, entre na sua conta do YouTube e confira se todos os detalhes do vídeo estão corretos. Acrescente diversas Tags para que o robô do Google categorize o seu vídeo facilmente. Em seguida, basta fazer uma boa divulgação através de seu site e das redes sociais para que os usuários vejam seu trabalho.

 

No próximo post, mais novidades do Sonar. Acompanhe!

Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves. Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.

Se você acha que adquirir um iPad somente para ter uma superfície de controle touch screen não vale a pena, talvez esteja com toda a razão até porque o SonarX2a já vem totalmente preparado para utilização no Windows 8 o qual proporciona, nativamente, tecnologia de toque na tela (se o monitor suportar). 

Contudo, o iPad pode passar a ser um apetrecho indispensável se você é um músico que compõe, produz, arranja, grava, divulga, vende sua música, pilota sua homepage, se comunica pelo Facebook, Skype, MySpace, etc. Se você costuma viajar, aí não há saída: vai precisar de um iPad de qualquer jeito! Não consigo mais conceber uma viagem sem o tablet. Além de ser uma central de produção musical ambulante, o iPad me auxilia muito no que toca à comunicação e até à localização pois seu GPS, além de trabalhar por conta própria (via Tom Tom), acopla-se em diversos aplicativos internos que lidam com mapas. Quer descobrir quais são as lojas de instrumentos em uma determinada cidade? Consulte o Triposo Travel Guide, clique no Maps ou no Tom Tom e vá seguindo a rota a pé, de carro ou de ônibus. Agora que você já se convenceu da necessidade de um iPad, vou ajudá-lo a colocá-lo para funcionar acoplado ao Sonar. As instruções a seguir podem ser adaptadas para diversos softwares DAW – Digital Audio Workstation.  

Equipamento necessário

Além do modem, do Sonar e do computador (desktop ou notebook com rede embutida), estes são os apetrechos e softwares necessários para que o Sonar trabalhe conjuntamente com o seu iPad: 

1. Qualquer versão de iPad já que todas possuem Wi-Fi. Por intermédio desta tecnologia de comunicação sem fio, o iPad se conecta com o Sonar. O 3G só é necessário para os usuários que desejam conectar o tablet à Internet quando não houver uma conexão Wi-Fi disponível. O modelo com 32GB de arquivamento é recomendável. Investimento: o iPad 3 com 32GB, Wi-fi/3G e capa protetora está custando em torno de R$ 2.100,00. Já o modelo iPad 2 barateou consideravelmente. 

2. Aplicativo V-Control Pro versão 1.5.1 (ou superior) da empresa Neyrinck (Paul Neyrinck). Este é o software responsável pelo controle remoto dos vários recursos do Sonar. O V-Control Pro necessita ser instalado no iPad para que o mesmo passe a ser “visto” pelo Sonar como uma superfície de controle física (da marca Mackie). Investimento: o custo do V-Control na Apple Store (loja virtual da Apple) é de $ 49,99 (em dólares).

3. Software Ney-Fi. É o driver de MIDI desenvolvido pela Neyrinck. Após instalá-lo no computador, o Sonar passa a mostrá-lo na seção MIDI Devices. O driver Ney-Fi é disponibilizado em um arquivo zipado (ZIP) que deve ser baixado do site da Neyrinck. Investimento: zero. 

4. Software Bonjour. Este aplicativo, o qual pode ser baixado diretamente do site da Apple, é o responsável pela detecção de qualquer tablet que tente acessar a rede caseira via Wi-Fi. Baixe o Bonjour na versão relativa ao sistema operacional que está instalado no seu computador (32 ou 64x). Caso você use o iTunes ou o QuickTime, provavelmente, o Bonjour já deve estar no seu sistema. Obrigatoriamente o Bonjour tem que estar instalado no mesmo computador que o Sonar para que o Wi-Fi do iPad seja detectado. Se você estiver na dúvida, verifique se o Bonjour está presente no computador consultando o Iniciar / Painel de Controle / Programas e Recursos (do Windows). Na lista deverá constar: Bonjour – Apple Inc. Caso o firewall do computador tente bloqueá-lo clique na opção Permitir (em rede doméstica). Investimento: zero. 

5. Roteador wireless (sem fio) que contenha, também, portas para conexão de rede. Este é o aparelho responsável pela conexão entre o iPad e o computador desktop ou notebook. Além disso, possibilita que o computador principal acesse a Internet através de um modem. Investimento: R$ 90,00. 

6. Software iTunes versão 10 (ou superior). Este aplicativo pode ser baixado do site da Apple. É o responsável pelo gerenciamento de todos os arquivos de mídia e de softwares instalados no computador, no iPad e no iCloud (espaço de armazenamento extra da Apple). Através do iTunes é que se entra na Apple Store (loja da Apple) para adquirir músicas, filmes e, principalmente, aplicativos para o iPad. Investimento: zero. 

7. Um cabo de rede de dois metros e outro de cinco metros aproximadamente (para o caso do computador ficar afastado do roteador).

Boas gravações e sequenciamentos.

Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves.  
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.