Este post aplica-se do X2 ao Platinum. Passo a passo para aprimoramento do VU – Volume Unit do Sonar. Para visualizar o VU na posição horizontal e de forma segmentada siga os seguintes passos:
1. Aprimorando o Padrão
Clique em File – New e escolha o template Normal. Abre-se um arquivo padrão básico do Sonar contendo apenas uma pista de áudio e uma de MIDI. Lembre-se que a pista de áudio possui uma onda representativa. Já a de MIDI mostra um pequeno conector.
2. Mudando a visualização do VU para horizontal
Passe o VU – Volume Unit (unidade de volume) para a posição horizontal já que na vertical fica impossível de acompanhar as nuances do áudio.
Clique no Options situado acima do Track Pane (área das pistas). Na janela que se abre clique em Meter Options (opções do medidor). Na janela seguinte clique em Horizontal Meters.
3. Mudando o VU para segmentado
Passe o VU para o formato segmentado para que a visualização das graduações de volume seja mais precisa.
Clique no Menu – Edit – Preferences – Customization – Audio Meters.
Marque as opção Track View (área das pistas) e Console View (mixer). Isto instrui o Sonar a mostrar VUs segmentados também nas duas áreas principais. Por default, apenas os VUs do Console (mixer) são segmentados.
4. Salvando o padrão como arquivo de trabalho
Clique em File – Save as e atribua um nome para o padrão recém modificado. Salve como um arquivo de trabalho do Sonar: CWP. Por exemplo, o novo arquivo CWP pode ser denominado “Padrão com VU melhorado.cwp”. Sempre que você for iniciar um projeto, abra este arquivo e trabalhe a partir dele.
Logo após criar um novo projeto, salve-o com um nome diferente do padrão. Crie um backup do padrão para que você não o apague inadvertidamente.
No próximo artigo abordarei o sequenciamento com instrumento físico no Sonar X2.
Boas gravações e sequenciamentos.
Luciano Alves é tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.
© Copyright by Luciano Alves.
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.