Um dia desses ouvi um famoso babaca (me desculpem o termo, mas ele é exatamente preciso) dizer que “está por fora, esse lance de harmonia, a onda é compor sobre dois ou três acordes, isso é que é.” O pretensioso. De uma só bocada engoliu séculos e séculos de música ocidental, fora as ragas indianas, milenares, as escalas gregas, e o que mais soe em seus ouvidos moucos. Aviso a tais orelhas de abano, sensíveis apenas a sinfonias de moto-serra e/ou lataria, que Beto Guedes pertence a uma casta refinadíssima de primorosos compositores, de ouvido absoluto, técnica original e impressionante fertilidade, preciosos seres humanos que orbitam em alturas que a obtusidade costumeira sequer captará um dia.
Este songbook faz justiça a um sujeito genial. A seleção, tratamento e transcrições de 30 de suas inesquecíveis composições, mais a biografia escrita por Stella Caymmi, são fruto de um trabalho cuidadoso, uma idéia longamente acalentada pelo produtor Luciano Alves, e agora realizada nesta publicação da Irmãos Vitale Editores.
A todos os felizardos que estão agora com um exemplar nas mãos, desejo um bom mergulho. Vocês estão prestes a experimentar algumas das mais sublimes sensações estéticas ao alcance do músico. Aproveitem.
Márcio Borges
Texto biográfico: Stella Caymmi
Prefácio: Márcio Borges
Partituras: melodias e cifras para guitarra, violão e teclados
Nº de músicas: 30
Repertório
Sol de primavera
Feira moderna
Amor de índio
O sal da terra
O medo de amar é o medo de ser livre
Luz e mistério
Pela claridade de nossa casa
Cruzada
Roupa nova
Nascente
Tanto
Lumiar
Boa sorte
Quatro
Pedras rolando
A página do relâmpago elétrico
Vevecos, panelas e canelas
Canção do novo mundo
Quando te vi
No céu com diamantes
Andaluz
Tudo em você
Viagem das mãos
Contos da lua vaga
Balada dos 400 golpes
Flor da razão
Lágrima de amor
O amor não precisa razão
A mulher
Paisagem da janela