Este post aplica-se do X2 ao Platinum. Análise do plug-in de instrumento virtual SI-Bass Guitar da Cakewalk. Acompanhe todos os posts aqui no site oficial para que você tenha uma visão aprofundada do Sonar. Informações complementares podem ser obtidas na coluna “Desvendando o Sonar” da revista A,M&T e no livro “Fazendo música no computador” (Editora Irmãos Vitale).
SI-Bass Guitar
O SI-Bass Guitar é parte integrante do pacote de instrumentos virtuais SI (Studio Instruments Suite) do Sonar X2 o qual pode ser utilizado como mais uma opção de instrumentos da categoria sample-player. Para inseri-lo em um projeto acesse o Menu – Insert – Soft Synth – SI-Bass Guitar.
Este plug-in proporciona dezenas de sons de baixo muito utilizados na música pop e eletrônica. São diversos samples de baixos elétricos e acústicos de muita qualidade para utilização em rock, balada, música latina em geral e jazz.
Além destes programas, encontramos diversos samples muito bons para música eletrônica, provenientes de sintetizadores analógicos. No painel do plug-in é possível regular a afinação, o tempo de slide entre as notas, o modo poly ou mono.
Dicas: Atenção pois o Slide só funciona no modo Mono.
O Pickup Seletor que deveria funcionar como um seletor de captador estranhamente só atua no sustain (sustentação) da nota.
Os melhores patches do SI-Bass Guitar são:
Bass Man
Clean Finger
Jazz Bass
Dance Synth
Um problema que você enfrentará ao utilizar alguns baixos do SI-Bass Guitar é a falta de um ADSR (atack, decay, sustain e release) e de um editor de samples. Ocorre que alguns sons de baixo são muito bons mas o ataque é lento tornando-os inutilizáveis.
Em sample-players mais elaborados, resolvemos este problema diminuindo a porção do ataque através da curva do ADSR ou editando o início do sample para alguns milissegundos após o começo exato da onda. Uma alternativa para baixos de qualidade que podem ser editados é o Dimension Pro e o V-Sampler, entre outros. O SI-Bass Guitar não tem sons de contrabaixo de orquestra tocado com o arco. Logo, se você precisar deste tipo de instrumento insira o plug-in SI-String Section.
Nos próximos Artigos estudaremos os demais instrumentos do SI incluindo o Cakewalk Sound Center que é uma central de produção via MIDI.
Boas gravações e sequenciamentos.
Luciano Alves é tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.
© Copyright by Luciano Alves.
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.