Biografia
Pianista, tecladista, compositor, arranjador, professor e autor de livros de música. Mais de 70 músicas disponíveis nos sites iTunes, Spotify, Amazon, SoundCloud, Deezer, Napster etc. Seus cursos Online de Piano contam atualmente com milhares de alunos em mais de 80 países.
Luciano possui oito CDs lançados em diversos países: Luciano Alves plays Chopin, Luciano Alves plays Bach (iTunes, CTMLA), Luciano Alves interpreta Ernesto Nazareth (Biscoito Fino), Mosaico, Baobá e Quartzo (iTunes, CTMLA), Só o que a gente gosta (Fina Flor), Brazil Today (Sonoton Records).
Na área da didática musical e da tecnologia dos computadores foram publicados 11 livros de sua autoria: Dicionário de acordes para piano e teclados, Escalas para improvisação, Exercícios para piano e teclados, Teoria musical – Lições essenciais, Fazendo música no computador, Estudos para improvisação (Editora Irmãos Vitale), Coletânea para piano nível iniciante, Coletânea para piano nível intermediário, Coletânea para piano clássico avançado, Coletânea 101 exercícios para piano, Coordenação das mãos ao piano (Edição Luciano Alves/CTMLA).
A partir de 1970 passou a atuar profissionalmente como pianista e diretor musical em diversas peças teatrais. Nesta época começou a experimentar em seu trabalho a fusão da música popular brasileira com diversos gêneros musicais.
Em 1976, ingressou no conjunto Os Mutantes, com o qual excursionou pelo Brasil e Europa, gravando o LP Mutantes ao vivo. Morou em Milão (Itália) durante o ano de 1977, onde produziu seus primeiros arranjos e participou de gravações com diversos artistas europeus.
De volta ao Brasil, em 1978, como tecladista e arranjador passou a integrar a banda de Pepeu Gomes, com quem se apresentou por três vezes no Festival de Montreux (Suíça, 1984, 1985 e 1989) e compôs diversas músicas instrumentais em parceria.
Também gravou com Moraes Moreira, Caetano Veloso e Erasmo Carlos, tendo sido responsável em 1983 pela direção musical do espetáculo Coração Brasileiro, de Elba Ramalho, apresentado no Brasil, em Portugal e em Israel.
Desde 1985 vem se apresentando individualmente ou com sua banda no Brasil e no exterior, em festivais, casas de espetáculo, universidades e instituições culturais.
No campo da música clássica, apresentou-se como solista em concertos públicos com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, executando a Nona Sinfonia de Ludwig von Beethoven; Assim Falou Zaratustra de Richard Strauss; e o Bolero de Maurice Ravel, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky.
Também compôs e gravou trilhas sonoras para comerciais, além de compor e gravar temas de abertura e trilhas sonoras para programas das TVs Globo, Bandeirantes, Manchete e Educativa. Criou e executou a trilha musical para o vídeo Alucinação Arte Abstrata, de Ricardo Nauemberg, que recebeu o Prêmio Leonardo da Vinci 89, em Milão, Itália.
A partir de 1990, passou a escrever matérias e análises de softwares e instrumentos musicais, para publicações especializadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em outubro de 1991 realizou tournée juntamente com o percussionista Marcelo Salazar, em diversas cidades dinamarquesas como Copenhague, Odense e Århus, divulgando os ritmos afro-brasileiros e seu disco Quartzo.
Nesta ocasião, foi convidado para ministrar cursos sobre informática e música brasileira em diversas universidades.
Em 1992 fundou sua produtora de livros de música, partituras e métodos, por intermédio de editoração eletrônica, já tendo realizado mais de quarenta produções para diversas editoras.
Em 2003 fundou o CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves, no Rio de Janeiro, onde são ministrados cursos de todos os instrumentos, canto, iniciação musical, teoria, harmonia, improvisação, arranjo e home studio.
Em 2009 foi lançado seu quarto CD, integralmente executado ao piano seguindo as partituras originais: Luciano Alves interpreta Ernesto Nazareth (gravadora Biscoito Fino). O repertório contém 11 músicas de Nazareth e uma de Luciano (Pipocando – Homenagem a Nazareth).
A partir de 2010 Luciano passou a apresentar-se em duo com a cantora Bettina Graziani, interpretando standards da MPB, jazz e blues com arranjos inéditos. Este encontro gerou o CD Só o que a gente gosta (gravadora Fina Flor), lançado em 2011.
Em 2013 foi lançado o CD Luciano Alves plays Chopin no qual interpreta 12 peças (balada 1, prelúdios, estudos e valsas de Frédéric Chopin). Este CD foi gravado em setembro de 2013, em Nova York, utilizando um piano Steinway D Centennial e está sendo distribuído no iTunes, Amazon etc.
Em outubro de 2014 gravou e filmou em Nova York, 12 vídeos com novas performances do CD Luciano Alves interpreta Ernesto Nazareth. Os vídeos estão disponíveis no YouTube desde janeiro de 2015. O piano utilizado foi o Steinway D Centennial de 1881.
A partir de 2017 lançou diversos cursos online de piano contendo mais de 500 aulas virtuais em vídeo. Em 2021 alcançou a marca de 30.000 alunos em mais de 85 países.
Em 2022 lançou o álbum Luciano Alves plays Bach, gravado e filmado no Estúdio Biscoito Fino, RJ, Brasil, contendo Invenções, Prelúdios e Fugas. Todas as faixas e vídeos estão disponíveis nas plataformas digitais.
Em 2023 fundou a Banda Setenteando que agora conta com Jorginho Gomes (Novos Baianos), Pedro Quental (Monobloco) e Cecelo Frony (ex-Terra Molhada). A banda apresenta músicas que os integrantes tocavam com seus grupos originais na década de 1970 (Mutantes, Novos Baianos e Terra Molhada), além de vários sucessos da música pop e MPB.