Introdução
Este post aplica-se do X2 ao Platinum. Segunda parte. O update Sonar X2a foi arquitetado para o Windows a partir do 8 preferencialmente na versão 64bit. Esta versão utiliza a tecnologia Ultrabook a qual permite comandos através de toques múltiplos na tela do computador.
Gestos através do Windows 8
Em determinados casos como, por exemplo, o dos plug-ins externos (agregados), o que possibilita a ação de toque é o próprio Windows 8 através de seu artifício Mouse Promotion (conversor de ações do mouse). Isto porque os plug-ins não fazem parte da engenharia do próprio Sonar. Neste caso, o Windows 8 traduz os toques na tela em ações de mouse. Portanto, nativamente ou por intermédio do conversor de ações do Windows 8, dezenas de operações comumente empregadas no dia a dia são cobertas:
Scrolling and Zooming in the Clips Pane – scrolling e mudança de zoom na área dos clipes.
Adjusting loop marker positions in the Track View – ajuste dos marcadores de posicionamento de um trecho que deverá ficar em looping.
Auditioning and Dragging content from the Browser – audição prévia e arrasto com o mouse do conteúdo que estiver na seção Browser (para arrastar loops diretamente para uma pista do Sonar).
Expanding/Resizing/Collapsing of docked views – expandir, redimensionar e fechar as janelas que estiverem “amarradas” em uma determinada posição da tela.
Gestos no Control Bar
O Control Bar (barra de controle) do Sonar está localizada no topo do programa. Nesta área, os seguintes gestos são suportados:
Tapping play – tocando no Play. Coloca-se o Sonar para tocar.
Tapping Stop – tocando no Stop. Para parar o Sonar.
Tapping Record – tocando no Record. Para iniciar a gravação após uma pista estar armada para tal.
Tapping RTZ – tocando no RTZ (Return to Zero). Para voltar ao zero.
Tapping time ruler – tocando na área da régua de tempo. Esta parte fica logo acima do Clip Pane (área dos clipes). Ao tocar na régua de tempo, o cursor se move para a posição marcada.
Gestos no Track View e no Piano Roll
O Track View (área das pistas) é localizada à esquerda do Sonar e o Piano Roll (representação gráfica das notas de MIDI) é acessado clicando-se duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre as informações de MIDI de uma pista. Alguns gestos demandam o Pinch e o Spread que são ações comumente usadas em mobiles e tablets. O Pinch corresponde à ação de beliscar: o dedo indicador move-se na direção do polegar. O Spread é a ação contrária (os dedos se afastam como se estivessem esticando). Os gestos possíveis e suas correspondências são:
Pinch or Spread up/down – beliscando ou esticando para cima ou para baixo. Para diminuir ou aumentar o zoom verticalmente.
Pinch or spread left/right – beliscando ou esticando para a esquerda ou direita. Para diminuir ou aumentar o zoom horizontalmente. Esta é uma ação muito utilizada no Sonar. Seu atalho no teclado é: control + seta para esquerda e control + seta para a direita. O touch-screen nesta situação é muito providencial.
Tap and drag on loop points – tocando e arrastando os pontos de loop (repetição). Para mover as posições dos pontos de loop.
Tap on Mute – tocando no Mute. Para mutar (deixar muda) uma ou várias pistas.
Tap on Solo – tocando no Solo. Para solar uma ou várias pistas.
Luciano Alves é tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.
© Copyright by Luciano Alves.
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.