Dicas do Sonar, No 012 – Plug-in SI-Drum Kit7

Painel da bateria Drum Kit do Sonar

Este post aplica-se do Sonar X2 ao Platinum. Análise do plug-in de instrumento virtual SI-Drum Kit 7 da Cakewalk. Acompanhe os posts aqui do site oficial para que você tenha uma visão aprofundada do Sonar. Mais informações podem ser obtidas na coluna “Desvendando o Sonar” da revista A,M&T e no livro “Fazendo música no computador” (Editora Irmãos Vitale). 

SI-Drum Kit7

A bateria SI-Drum Kit 7 faz parte do pacote de instrumentos virtuais SI (Studio Instruments Suite) do Sonar X2 e pode ser utilizada como mais uma opção de bateria da categoria sample-player. Para inseri-la em um projeto acesse o Menu – Insert – Soft Synth – SI-Drum Kit. 

Este plug-in possui kits de bateria de média a boa qualidade mas, infelizmente, não chega a ser uma bateria utilizável em produções profissionais de CD. Nem os samples acústicos chegam a empolgar.  

Os únicos destaques são os panorâmicos pré-programados e os sons de pratos e de contra-tempos. O mixer interno é muito precário e apresenta apenas Volume, Pan e Tune. Não proporciona, sequer, a possibilidade de endereçar as suas peças para pistas de áudio independentes. E, este vem a ser é um recurso primordial das baterias da modalidade sample-player. 

Caso você decida utilizar esta bateria para projetos rápidos do tipo multimídia, teste os seguintes kits: 

Big Room Kit

Room Kit

Groovin

Os efeitos disponíveis na SI-Drum Kit são: 

Reverb

Compressor 

Contudo, em virtude de possuir apenas uma saída estéreo, estes efeitos tornam-se inúteis. Você jamais aplicará um reverber em uma bateria inteira! 

Portanto, recomendo que você utilize a bateria “oficial” da Cakewalk (Session Drummer 3 64bit) a qual possui peças programadas com ótimos multi-samples. Além disso, as mesmas podem ser endereçadas para até 16 pistas de áudio independentes do Sonar. Esta sim, proporciona resultados surpreendentes. 

Dica: já que os pratos da SI-Drum Kit são muito bons, tenho utilizado, em meus projetos, apenas o programa XL – Cymbals. Para todas as peças restantes recorro à Session Drummer.  

 

No próximo Artigo estudaremos a Cakewalk Sound Center (central de produção via MIDI).

Boas gravações e sequenciamentos.

Luciano Alves é tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves.  
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.