Esta é a quarta parte do artigo “Conectando o iPad no Sonar″. Acompanhe todos os posts aqui no site oficial para que você tenha uma visão aprofundada do Sonar. Informações complementares podem ser obtidas na coluna “Desvendando o Sonar” da revista A,M&T e no livro “Fazendo música no computador” (Editora Irmãos Vitale).
Esta matéria é focada no Sonar mas pode ser adaptada para diversos softwares tais como: Nuendo, Cubase, Pro Tools, Reason, Final Cut, etc.
Painel Principal do V-Control
Estando com tudo conectado corretamente lance o Sonar e, em seguida, o app V-Control do iPad. Observe que na janela principal do V-Control há um campo em cima e à direita com as letras TR. Estas letras e o botão Track/Bus situado logo abaixo devem estar com coloração verde. Caso negativo, é sinal que o V-Control não se conectou ao Sonar via Wi-Fi. Se isto estiver ocorrendo, recorra à matéria anterior e verifique todas as conexões.
O painel principal do V-Control mostra diversas funções muito familiares:
Botões de transporte
Faders
VUs
Botões rotativos
Textos descritivos da pista selecionada
Botões de solo, mute e rec
O problema básico que encontramos ao iniciar as atividades no V-Control reside no fato de que existem muito mais funções do que é apresentado nesta janela principal. Se você é tecladista, já deve estar acostumado com as limitações dos displays dos teclados. Para que o display mostre mais conteúdo é necessário pressionar alguns botões do painel do instrumento (às vezes até dois simultaneamente). O V-Control utiliza este mesmo artifício sendo que na forma touch-screen: dependendo do que for selecionado em um dos botões à direita do display, uma ou outra função se tornará ativa. Como não há um manual, vou detalhar para vocês, em foma de passo a passo, tudo que descobri em minhas pesquisas.
Seção de Transporte
Primeiramente, teste os botões de transporte: Play (tocar), Stop (parar), Forward (mover para frente), Backward (mover para trás) e Rec (gravar). Repare que os botões Forward e Backward adiantam ou atrasam o cursor na proporção de um compasso à cada toque na tela do iPad. Se você desejar mover o cursor por vários compassos, mantenha o dedo no botão por mais tempo até chegar no ponto da música pretendido.
Há uma outra maneira mais eficaz de movimentar o cursor:
1. Pressione o botão multifunção que fica à direita na posição inferior (este botão possui três linhas horizontais e uma seta vertical).
2. Na janela que se abre, toque no ícone que contém três linhas (posicionado em cima, à esquerda) e selecione Edit. Abre-se a janela de Edit do V-Control.
3. Deslize o dedo para a esquerda e para a direita sobre o slide Scrub/Shuttle. Desta forma é possível atingir trechos da música mais rapidamente do que utilizando os botões avançar e retroceder do transporte. Com a prática você se acostumará a usar uma combinação do Scrub/Shuttle juntamente com os botões Forward e Backward já que a janela do Edit não esconde os botões do transporte.
4. Para fechar a janela de Edit, toque novamente no botão multifunção.
Dica: o botão de Rec do V-Control funciona de forma idêntica ao do Sonar: para gravar efetivamente, é necessário que a pista em questão esteja armada para gravação. Portanto, toque no botão R do V-Control para armar a pista desejada e, em seguida, no botão de Rec do transporte.
No próximo artigo, mais dicas do Sonar controlado pelo i-Pad.
Boas gravações e sequenciamentos.
Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.
© Copyright by Luciano Alves.
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.