Artigos
Postado por Luciano Alves

Sonar X3, No 026 – Conversão de áudio para MIDI

Conversão de áudio para MIDI

Conversão de áudio para MIDI

O Sonar X3 possibilita converter áudio monofônico para notas de MIDI. Esse processo é realizado através do corretor de afinação Melodyne (Celemony) que acompanha o Sonar X3.

Siga os seguintes passos para converter áudio para MIDI: 

1. Marque uma região do áudio no Sonar.

2. Aplique o corretor de afinação  Melodyne sobre esta região clicando com o botão direito do mouse sobre o material a ser editado e escolha Region FX / Melodyne / Create Region FX. Um novo clipe é criado por cima do original.

3. Crie uma nova pista de MIDI vazia no Sonar.

4. Arraste o novo clipe para a pista de MIDI vazia. Automaticamente o material de áudio é transformado em notas de MIDI. 

Este recurso pode ser utilizado para passar uma melodia de áudio para MIDI. Por outro lado, é possível passar peças de bateria também, contudo, as peças devem estar com áudios separados. Caso as notas de MIDI resultantes da conversão não aparecerem corretamente, faça edições no Piano Roll do Sonar. Após solucionar os problemas enderece a pista de MIDI para um instrumento virtual.  

A pista de áudio original pode ser mixada com a do instrumento virtual para que o resultado fique “robusto”. No caso de melodias, espalhe os dois sons no panorâmico (L e R) e repare que o resultado é muito interessante.

No próximo post, mais novidades do Sonar X3. Acompanhe!

Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves. Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.

 

Compartilhe
Aplicativo Luciano Alves
para Mobiles