Artigos
Postado por Luciano Alves

Sonar X3, No 025 – Melodyne Essential

Sonar X3 - Melodyne

Pitch Correction – Melodyne Essential

Correção de afinação. O corretor de afinação oficial do Sonar é o V-Vocal (Roland) o qual vem sendo utilizado com segurança e eficiência há muitos anos. No entanto, agora foi disponibilizada mais uma opção: o Melodyne Essential da empresa Celemony. O Melodyne é um doa corretores mais conhecidos do mercado. Inclusive, já se encontra disponível a versão polifônica na qual é possível corrigir desafinações de uma ou mais notas de um acorde. Trata-se de um software/plug-in revolucionário. Contudo, a versão disponibilizada no Sonar X3 é a monofônica que permite editar, apenas, material mono (melodia de voz ou de instrumento). 

As imperfeições de afinação podem ser corrigidas manualmente ou automaticamente (como no V-Vocal da Roland). Além disso, é possível corrigir os erros rítmicos de execução, ou seja, as notas podem ser deslocadas para antes ou depois do local onde foram executadas. A duração da nota também pode ser modificada. 

Um recurso providencial é a criação de acorde a partir de uma simples nota utilizando-se o copy e paste (copiar e colar). O Melodyne permite, também, converter melodias gravadas em áudio para eventos (notas) de MIDI. Desta forma, é possível dobrar o material sonoro de áudio, com instrumentos MIDI virtuais ou físicos. Por outro lado, é também possível utilizar a gravação de uma peça de bateria e modificar seu som drasticamente utilizando uma peça de bateria virtual.  

Para aplicar o Melodyne em uma pista de áudio, clique com o botão direito do mouse sobre o material a ser editado e escolha Region FX / Melodyne / Create Region FX. Para que o usuário tenha o direito de fazer os updates, o Melodyne deve ser registrado no site do fabricante.  

 

No próximo post, mais novidades do Sonar X3. Acompanhe!

Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves. Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.

Compartilhe
Aplicativo Luciano Alves
para Mobiles