Artigos
Postado por Luciano Alves

Sonar X2, No 022 – Instalação do Dimension Pro

Sonar, Dimension Pro

Para instalar corretamente o Dimension Pro, siga os seguintes passos:

1. Instale o Dimension Pro 1.5 e o Expansion Pack 1, 2 e 3. Quando o instalador pedir o Serial Number, entre o último serial fornecido pela Cakewalk. Na minha primeira instalação, o Dimension nem pediu o Serial Number e atribuiu diversas letras x. Para não ter que reinstalar, vou aguardar o Trial de 30 dias terminar para entrar o novo Serial Number. Na instalação do Dimension no segundo computador, este problema não ocorreu, ou seja, o número foi exigido e entrado sem problemas. Após entrar o serial, a Cakewalk envia um código de validação por e-mail.

2. Repare que o Dimension lança um ícone na área de trabalho da tela do computador. Esta é a versão Stand-Alone que pode ser utilizada em apresentações ao vivo sem a necessidade de rodar o Sonar.

3. Agora sim, rode o Sonar. Quando a janela de registro do Dimension abrir, entre o código de validação enviado por e-mail pela Cakewalk. Você pode optar por seguir em frente ou registrar o produto. Registrando-o, você receberá os updates gratuitamente. Ao rodar o Sonar, o mesmo entra na rotina de reconhecimento dos componentes de áudio, de MIDI e plug-ins instalados no sistema. Se já houver outra versão instalada, o Sonar capturará todas as preferências que haviam sido estabelecidas, incluindo as do Dimension.

4. Crie um projeto de teste e insira o Dimension Pro. Confira se os samples estão carregando corretamente clicando no campo Programs (no topo do Dimension). Salve este projeto de teste, feche o projeto e carregue-o novamente. Observe se os samples selecionados estão carregando juntamente com o Dimension.

Samples do Dimension Dica: às vezes o Dimension não carrega automaticamente os samples de um projeto. O usuário fica perdido achando que esqueceu de salvar a última sessão na qual o Dimension estava ativo. Para que o Dimension toque com o respectivo programa escolhido, force o carregamento de seus samples novamente.

Uma estratégia que adoto é anotar todos os programas (sons) que carreguei nas várias instâncias do Dimension de um projeto. Assim, se ele não carregar os sons ao abrir um projeto, entro novamente os programas. Este procedimento força o Dimension a registrar os sons escolhidos de forma mais efetiva.

 

 

 

Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves. Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.

Compartilhe
Aplicativo Luciano Alves
para Mobiles