Artigos
Postado por Luciano Alves

Sonar Platinun, No 029 – Lançamento

Sonar Platinum

Anualmente a Cakewalk produz uma nova versão do Sonar. Geralmente, em meados de outubro já é possível adquirir o upgrade deste software tão cobiçado. É uma verdadeira corrida já que a empresa brinda os usuários com promoções especiais para os primeiros inscritos interessados em adquirir a nova versão. 

Infelizmente, em outubro de 2014 não foi anunciada a costumeira atualização do software e, assim, ficamos na expectativa. Mas, finalmente, a Cakewalk passou a disponibilizar as novas versões a partir de março de 2015.  

Prévia do novo Sonar Platinum

As últimas versões do Sonar, lançadas em outubro de 2013, foram a X3, a X3 Studio e a X3 Producer. Agora, estas versões estão sendo substituídas, respectivamente, pelo Sonar Artist, Professional e Platinum. 

Já que esta coluna sempre foi dedicada à análise da versão mais completa, descrevo, a seguir, as novidades da versão Sonar Platinum. Caso o leitor esteja interessado nas versões mais lights, poderá fazer uma pesquisa no site da Cakewalk. Mas, considere utilizar sempre a versão mais poderosa já que as mais leves, apesar de serem um pouco mais baratas, são limitadas em termos de disponibilidade de plug-ins de efeitos e de instrumentos virtuais. 

Além das inovações implementadas no Sonar, tornando-o o DAW (Digital Audio Workstation) mais avançado e flexível do mercado, a Cakewalk reformulou totalmente a forma como se relaciona com os usuários. Agora, os associados têm acesso ao novo Cakewalk Command Center o qual facilita imensamente a rotina de baixar e instalar continuamente os updates e os upgrades para os softwares adquiridos. A associação é válida por 12 meses e está incluída no custo da aquisição de qualquer modalidade do Sonar. 

No Sonar Platinum foram incluídos:  

  • Plug-in ProChannel Strip contendo 9 efeitos
  • Plug-in VocalSync para alinhamento de vocais gravados
  • Addictive Drums 2 Producer Bundle
  • 57 efeitos para instrumentos e mixagem
  • 21 instrumentos virtuais
  • Preço especial para clientes que já possuem produtos Cakewalk  

Vejamos, então, algumas novidades importantes implementadas no novo Sonar Platinum: 

Vocal Sync

Sincronização de vozes gravadas. O Vocal Sync é um poderoso plug-in que utiliza recursos de Time Stretching (elasticidade – alongamento ou compressão da duração). Utilizado para adaptar uma  locução, melodia cantada ou instrumento gravado, a uma nova duração. Através do time stretching é possível sincronizar duas pistas de áudio para que soem ritmicamente corretas. Como já é sabido, esticar ou encurtar a duração de um trecho de áudio pode trazer degradação do material sonoro. Portanto, mesmo com a Cakewalk anunciando que o Vocal Sync é especial, vale a pena ser prudente e utilizá-lo somente em pequenas proporções.

 Vocal Sync - Sonar Platinum

 

New Control Bar

Nova barra de controle. A barra de controle do Sonar agora possibilita a visualização de todos os recursos proporcionados pelo software. Através das opções de redimensionamento, é possível aumentar ou diminuir o tamanho dos ingredientes do Control Bar. Esta novidade possibilita escolher as dimensões dos ícones do Control Bar (small, medium ou large) de forma que os mesmos possam ser adaptados aos diversos tamanhos de monitor ou mesmo a dois monitores usados conjuntamente. Os grupos de recursos podem, inclusive, ser alocados na vertical de forma a ocuparem menos espaço e proporcionarem acesso imediato às funções do Sonar. Esta implementação agiliza o acesso aos recursos e minimiza a necessidade de clicar no Menu a todo momento.

Control bar - Sonar Platinum

 

Mix Recall

Recuperação dos ambientes do Sonar. Ainda no Control Bar, foi introduzido o Mix Recall Module (módulo de recuperação dos ambientes de mixagem). Assim, é possível criar várias configurações de regulagens dos recursos e de visualização e ativá-las rapidamente. Todas as posições de uma mixagem podem ser guardadas e recuperadas instantaneamente. Desta forma, é possível comparar diversas mixagens realizadas em momentos diferentes.

  

Audio Snap

Reposicionamento e sincronização do áudio. O Audio Snap foi aprimorado para possibilitar maior acuidade no reposicionamento dos eventos de áudio. Agora, cada nota pode ser reposicionada individualmente e, inclusive, sincronizada com outras pistas de áudio. Isto significa um grande avanço na edição dos ritmos tocados com imprecisões. O Quantize de áudio do Audio Snap também foi melhorado. Os novos algoritmos de ajuste do áudio não produzem mais as degradações indesejáveis tão costumeiras.

  

No próximo post, mais dicas do Sonar Platinum. Acompanhe!

Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves. Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.

Compartilhe
Aplicativo Luciano Alves
para Mobiles