Luciano Alves Blog

Matéria iPad com o Sonar X2 para a revista M&T

Luciano Alves - iPad conectado ao Sonar X2

A matéria “Saiba como utilizar o iPad no Sonar” de autoria de Luciano Alves foi publicada na revista Áudio, Música e Tecnologia N0 252 de setembro de 2012. Devido à importância do assunto, mereceu destaque na capa.

Entre os principais tópicos detalhados destacam-se: Equipamento necessário, Conexões, Configuração dos aplicativos, Versões do iPad, Softwares Ney-Fi e Bonjour, iTunes e Configuração do Sonar.

Confira a matéria completa e repleta de dicas de Luciano no site da revista M&T.

Trecho da introdução

O assunto superfície de controles em si não é, propriamente, uma novidade. Inclusive analisei a questão na M&T Nº 249 pois a mesma é uma das funções disponíveis no Menu / Preferences. Contudo, superfície de controle via iPad e, ainda mais, sem fio, aí sim trata-se de uma inovação realmente revolucionária no universo da gravação digital.

Munido de um iPad é possível controlar, remotamente, diversos parâmetros do Sonar através de um aplicativo específico. Além disso, o próprio Sonar pode ser disponibilizado no iPad para controle direto, sem fio. Já que o iPad utiliza quase que exclusivamente a tecnologia multi touch screen (toques múltiplos e simultâneos na tela), diversas operações tornam-se muito mais ágeis por não necessitarem do mouse e do teclado do computador. Além disso, é possível gravar, mixar, editar, pilotar plug-ins, etc. mesmo estando distante do computador.

Compartilhe
Aplicativo Luciano Alves
para Mobiles