Artigos
Postado por Luciano Alves

Dicas do Sonar X3, No 023 – Novidades (1)

Janela principal do Sonar X3

Análise do Sonar X3 – Introdução

No final de 2013, a Cakewalk lançou o novo upgrade do Sonar: X3 (updates de A até D). O software está mais ágil para carregar arquivos e para navegação geral, principalmente na plataforma de 64bits com Windows 7 ou 8. Muitas melhorias foram feitas em relação à importação e exportação de vídeo, assim como à organização do ambiente de trabalho no Skylight que agora suporta cores distintas para cada pista.

Nos testes que fiz, um aperfeiçoamento me impressionou muito: mesmo trabalhando com diversos plug-ins de instrumentos e de efeitos virtuais instalados em um projeto, o Sonar X3 fluiu com muita eficiência e rapidez. Por exemplo, ao inserir cinco instâncias do Dimension Pro 1.5, não encontrei nenhum problema. Operações e edições que provocavam demora e até travamento do software agora fluem com muita segurança. Passemos, então à visão geral das melhorias e implementações apresentadas nesta nova versão. Nos próximos posts, farei uma análise aprofundada de cada item aqui descrito. 

Novidades do Sonar X3

Para que você possa conferir todas as novidades aqui apresentadas, é necessário instalar o update da versão D do Sonar X3. Para verificar qual a versão que você possui, clique no Menu / Help /About Sonar. Logo à direita do título Sonar X3 Producer aparecerão os detalhes da versão instalada. 

Plug-in categories

Plug-ins por categorias. Os plug-ins foram organizados de forma bem lógica, por categorias. Para comprovar, proceda como se fosse inserir um plug-in de áudio em uma pista clicando com o botão direito do mouse no campo FX de uma pista de áudio. Na janela que se abre, clique em Audio FX. Repare que agora aparecem as categorias VST2, VST3 e DX (DirectX).

No princípio você deverá estranhar esta nova fora de selecionar efeitos. Contudo, em pouco tempo verá que as separações por categorias aceleram o trabalho consideravelmente. Caso você deseje criar subcategorias ou modificar a nomenclatura dos plug-ins, acesse o Plug-in Layouts / Manage Layouts e edite da forma que desejar.

Categorias de plug-ins, Sonar X3

Track color customization

Configuração de cores das pistas. Todo usuário de Sonar ou de qualquer outro software de DAW (Digital Audio Workstation) já experimentou a sensação de estar completamente perdido em relação ao posicionamento das pistas de um projeto. Quanto mais instrumentos inserimos, maior a possibilidade de perdê-los de vista. Agora, o Sonar proporciona uma forma de termos maior controle visual sobre os instrumentos inseridos: cada pista ou grupo de pistas pode ter sua própria cor.  

Para modificar as cores das pistas basta clicar na barra de cores (Track Color) que se encontra à esquerda de cada pista. Na janela que se abre, selecione uma cor. Se desejar acessar a paleta completa de cores, clique no botão Other.

Sonar X3, Cores das pistas

No próximo post, mais novidades do Sonar X3. Acompanhe!

Luciano Alves é pianista, tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves. Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.

 

Compartilhe
Aplicativo Luciano Alves
para Mobiles