Dicas do Sonar, No 015 – Sonar para Windows 64 (3-3)

Mixando e tocando na tela do computador - software Sonar

Este post aplica-se do X2 ao Platinum. Esta é a terceira parte do Artigo Sonar X2a para Windows 8 na qual descrevo as novidades do update Sonar X2a que foi arquitetado para a partir do Windows 8 preferencialmente na versão 64bit.

Gestos no Console View 

O Console é o mixer do Sonar que pode ficar fixado (docked) em uma área da tela ou, preferencialmente, deslocado para o segundo monitor. Esta última forma é a mais utilizada em estúdios de médio e de grande porte. Particularmente, prefiro dois monitores pois proporcionam maior visualização da música no sentido horizontal. Na hora de mixar, jogo o Console para o monitor da direita. Outros profissionais preferem um único monitor que possibilite maior visualização de pistas no sentido vertical. Os gestos possíveis com touch-screen no Mixer do Sonar são: 

Dragging Faders – arrastando os faders. Movendo os botões deslizantes para cima ou para baixo o volume aumenta ou diminui.

Dragging the Pan control – arrastando o botão de Pan. Movendo o botão de panorâmico para os lados o som é deslocado para a esquerda ou para a direita.

Dragging on Input Trim – arrastando sobre o ajuste de ganho de entrada. O ganho aumenta ou diminui.

Tapping Mute – tocando no Mute. Similar ao Track View.

Tapping Solo – tocando no Solo. Similar ao Track View.

Pinch or Spread up/down – beliscando ou esticando para cima ou para baixo. Similar ao Track View.

Pinch or spread left/right – beliscando ou esticando para a esquerda ou direita. Similar ao Track View. 

Direct2D Technology

A tecnologia Direct2D vem sendo explorada pela Cakewalk há muitos anos mas somente agora, com seu aprimoramento no Windows 8 é que a mesma começa a fazer efeito no Sonar. Esta é uma tecnologia da própria Microsoft que proporciona maior desempenho das funções gráficas dos softwares. O Direct2D agora proporciona uma resposta imediata à formatação dos gráficos já que utiliza hardware como fonte de aceleração. Como o Sonar é muito dependente do desempenho dos gráficos devido, inclusive, às representações das formas de onda resultantes das gravações que são mostradas na tela, agora, com o Windows 8, a resposta visual é surpreendentemente rápida. A opção Use Hardware Graphics Acceleration (usar aceleração gráfica por hardwrae) deve ser habilitada no Menu / Preferences do Sonar.  

 

No próximo artigo continuarei o detalhamento dos novos recursos do Sonar X2a.

Boas gravações e sequenciamentos.

Luciano Alves é tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

© Copyright by Luciano Alves.   
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.