Dicas do Sonar, No 010 – Plug-in SI-String Section

Instrumentos de cordas do Sonar

Análise do plug-in de instrumento virtual SI-String Section da Cakewalk. Leia os demais Artigos aqui do site oficial para conhecer profundamente o Sonar. Informações complementares podem ser obtidas na coluna “Desvendando o Sonar” da revista A,M&T e no livro “Fazendo música no computador” (Editora Irmãos Vitale).

SI-String Section

Dentre os quatro instrumentos que formam o pacote SI da Cakewalk, este é o melhor. Certamente você o usará bastante, principalmente em conjunto com as cordas do Dimension Pro. Ocorre que no Dimension não é possível ajustar o local de início de cada sample utilizado nos multi-samples. Logo, os sons que vieram de fábrica com ataque lento não podem ser corrigidos. Já no SI-String Section, há um knob de Attack (ataque) justamente para tornar os samples mais ou menos percussivos. Logo, se você criar uma seção de cordas mesclando o Dimension Pro com o SI-String Section alcançará um resultado espetacular pois o SI passará a fornecer o ataque que o Dimension não proporciona.

O SI-String Section disponibiliza três instrumentos da seção das cordas: Bass (contra-baixo), Cello (violoncelo) e Violin (violino). Comparado à uma uma seção acústica, só fica faltando a Viola. No entanto, a região (tessitura) deste instrumento é coberta pelo Cello e Violin do SI. Cada instrumento possui controle de volume e panorâmico.

Os controles que valem para todos os instrumentos da seção das cordas são:

Attack (ataque). Para regular a percussividade do instrumento. Se você estiver criando uma melodia, diminua o ataque. Já para uma seção de acompanhamento (cama) o ataque pode ser mais lento.

Release (sustentação final). Aqui, as porções Sustain e Release do ADSR (attack, decay, sustain e release) foram agrupadas. No SI, o Release controla o tempo em que o instrumento continuará soando após levantarmos o dedo da tecla. Esta regulagem que é tão utilizada ao criaramos “camas” de harmonia, é de fácil ajuste no SI. Já no Dimension, é muito complexa.

Master (volume geral). Para graduar o volume de todos os instrumentos da seção.

Chorus (efeito de chorus). Para adicionar o efeito natural de mínima desafinação que ocorre quando váriaos músicos tocam instrumentos similares. Por exemplo, quando vários violinistas tocam a mesma melodia, ocorre o efeito de chorus (provocado pela defasagem natural). No SI-String Section, este efeito chega a simular um phasing incrementando-se o knob (botão) ao máximo.

Reverb (reverberação). Para adicionar reverberação à todos os instrumentos da seção de cordas.

Tune (afinação). Para afinar a soma final dos instrumentos da seção.

Tone (equalização). Para regular a equalização da seção. É recomendável utilizar o equalizador da Sonitus ou do ProChannel para alcançar melhores resultados. O knob Tone do SI é muito precário para a finalidade à qual se aplica. 

Dica: Os melhores presets para camas de cordas são: Chamber, Dark Section, Gentle String Section, Large Section e String Orchestra. Para melodia com pouco ataque são: Concerto e Fast Attack. 

Nos próximos Artigos estudaremos os demais instrumentos do SI incluindo o Cakewalk Sound Center que é uma central de produção via MIDI.

Boas gravações e sequenciamentos.

Luciano Alves é tecladista, compositor e autor do livro “Fazendo Música no Computador”. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia CTMLA – Centro de Tecnologia Musical Luciano Alves (www.ctmla.com.br) que dispõe de seis salas de aula e um estúdio.

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