Luciano Alves Blog

Cifras de Luciano Alves para o Finale

Cifras para Finale - Luciano Alves

Cifras estruturadas por Luciano Alves para aplicar no software de notação musical Finale (Coda / Make Music). 

Introdução

O Finale dispõe apenas de algumas cifras básicas na sua Chord Symbol Library (coleção de cifras). Portanto, sempre que é necessário entrar uma cifra diferente, têm-se que começar do zero. Para solucionar este problema, Luciano está disponibilizando aqui no Site Oficial, sua coleção de Cifras para Finale. Estas cifras estão prontas para uso e as alterações foram cuidadosamente alinhadas. Esta coleção, que vem sendo aprimorada por Luciano há aproximadamente vinte anos, é a mesma utilizada em dezenas de suas produções para as editoras musicais Irmãos Vitale, Bruno Quaino, Velas, Funarte, etc.

As cifras foram criadas de acordo com o Padrão Brasileiro (latino) de cifragem, ou seja, logo após a raiz do acorde são descritas todas as alterações. O modelo deste padrão encontra-se no livro Dicionário de Acordes para Piano e Teclados o qual apresenta 60 tipos de acordes (incluindo os alterados) com suas respectivas cifras alcançando um total de 2640 inversões.

Este padrão de cifragem facilita o entendimento dos sufixos pois encontra-se descrita cada nota a ser acrescentada como, por exemplo, no acorde C7(9, #11, 13) que deve ser executado como: Dó sétima, nona, décima primeira aumentada e décima terceira. Já o sistema americano (minimalista) utiliza apenas a alteração principal (C7) cabendo ao músico acrescentar, por conta própria, as tensões de acordo com o desenvolvimento da melodia ou do improviso.

Veja abaixo, algumas cifras do padrão brasileiro (latino) incluídas na coleção Cifras para Finale de Luciano Alves: 

Cifras para Finale - Luciano Alves

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Instruções

No Finale, as cifras são disponibilizadas no formato de Library (coleção) que possui extensão .LIB. Para que o software reconheça a nova coleção de cifras, é necessário instalar a nova livraria (.LIB) em uma pasta específica. Após este procedimento, o Finale passará a mostrar as novas cifras sempre que se clicar no Chord Tools (ferramenta de cifras). Siga as instruções abaixo:

1.      Clique aqui e baixe o arquivo Cifras (Luciano Alves).lib.

2.      Copie o arquivo do local de download e cole-o no diretório Arquivos de Programas / Finale xxxx / Libraries / Chord Suffixes. Esta é a pasta onde se encontram as cifras fornecidas pelo fabricante.

3.      Abra o Finale e carregue uma música.

4.      Clique com o botão esquerdo do mouse no Menu / File / Load Library. Na janela que se abre, direcione a busca para o local onde você colou o arquivo Cifras (Luciano Alves).lib.

5.      Clique duas vezes no arquivo Cifras (Luciano Alves).lib. Assim o mesmo é carregado na música em que você está trabalhando. 

6.      Para entrar uma cifra, clique no ícone do Chord Tool (ferramenta de cifra) do menú principal do Finale. Não deixe de habilitar a opção Manual Input (entrada manual). Esta opção permite entrar cifras como se você estivesse escrevendo em um programa de texto.

7.      Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a nota na qual deseja inserir uma cifra.

8.      Tecle C7M. Esta é a cifra do dó sétima maior e deve ser entrada teclando seguidamente, exatamente assim: Shift c   7   Shift m. Não use espaços (space bar). Logo a cifra é lançada acima da nota.

9.      Teste uma cifra mais complexa: Db7(9 #11). Para tal, tecle seguidamente sem espaços Shift d   b   7   (   9   #   11  ).

Logo, você já deve ter observado que a ordem de entrada dos itens da cifra é a mesma como se expressa a cifra falando. Apenas o # e o b (sustenido e bemol) devem ser teclados antes das tensões.

Se você tiver dificuldade em entrar cifras como se estivesse escrevendo, tente outra forma:

1.      Clique no ícone do Chord Tool. Deixe habilitado o Manual Input.

2.      Clique com o botão esquerdo do mouse sobre uma nota. Tecle Shift c para obter o C. Clique novamente com o botão esquerdo. Logo o Finale mostra o handle (pequeno quadrado) relativo à raiz do acorde C.

3.      Clique neste pequeno quadrado com o botão direito do mouse e selecione Edit Chord Definition (editar a definição da cifra).

4.      Na janela que se abre, clique com o botão esquerdo do mouse no botão Select (na parte de baixo da janela).

5.      Abre-se a janela do Chord Suffix Selection (seleção do sufixo da cifra).

6.      Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre o sufixo desejado: 7M

7.      Clique em OK na janela Chord Definition que aparece. Assim o sufixo 7M é lançado na partitura.

 

A seguir, um exemplo de partitura utilizando esta coleção de cifras:

Piano Blues - Luciano Alves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para visualizar a partitura de Piano Blues inteira em PDF

  

Observações 

Esta coleção de sufixos foi projetada para a fonte Arial tamanho 11. Se você desejar, modifique a fonte e o tamanho mas certifique-se de que os sufixos não perderam o alinhamento correto. Se necessário, edite as posições de cada item dos sufixos.

Caso você queira substituir cifras que já vieram fazendo parte de um arquivo de Finale (MUS), entre no Chord Suffix Selection, delete as cifras existentes e carregue a coleção Cifras (Luciano Alves).lib.

Se você chegou neste post por intermédio de algum buscador ou do Finale Forum, aproveite para conhecer todo o site.

© Copyright by Luciano Alves.  
Todos os direitos autorais reservados. All rights reserved.

 

Compartilhe
Aplicativo Luciano Alves
para Mobiles